Correio Popular Notícia



Idaron realiza treinamento de fiscalização de agrotóxicos

Data da notícia: 17/11/2011
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111118e.jpg[/IMG](Da Redação) A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), por intermédio da Gerência Vegetal, realizou durante três dias na semana passada um treinamento de fiscalização de agrotóxicos a 43 fiscais do órgão. O engenheiro agrônomo João Miguel Toledo Tosato, chefe da fiscalização de agrotóxicos da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) do Estado do Paraná ministrou o curso.
O treinamento aconteceu no auditório do Ministério Publico em Ji-Paraná, e no decorrer do encontro, os participantes aprimoraram o conhecimento de todos os aspectos da fiscalização referente à competência dos Estados com relação a fiscalização do uso, comércio, armazenamento e o transporte interno dos agrotóxicos seus componentes.
Tosato constatou nos relatórios apresentados pela Gerência de Defesa Vegetal, a situação atual da fiscalização de agrotóxicos em Rondônia, que está mais adiantada do que vários estados do Brasil. ?Digo isso porque tenho participado de encontro de fiscais federais e estaduais desde 2008, e o que tenho percebido é um grande desconhecimento da legislação federal de agrotóxicos. Em muitos estados a legislação estadual inexiste ou está muito defasada. Falta muito pouco para Rondônia estar entre os melhores do Brasil na fiscalização de agrotóxicos. Treinamentos como esse são imprescindíveis para uma melhoria em curto prazo?, explica o chefe da fiscalização de agrotóxicos do Paraná.
João Miguel também falou sobre a fiscalização de receituário agronômico no Paraná e fez uma comparação com de Rondônia. ?O receituário é o documento que deve ser emitido por profissional habilitado, e que o produtor deve apresentar na compra de qualquer produto agrotóxico. Pelo que percebi o ponto em comum entre os dois estados é a cobrança da exigência do mesmo. Entendemos que a Idaron precisa intensificar a fiscalização do cumprimento pelo agricultor das recomendações que constam nas receitas agronômicas em nível de campo, ou seja, nas propriedades agrícolas?, explica o engenheiro agrônomo.

REFORÇO NA FISCALIZAÇÃO - A gerente de Defesa Vegetal, Rachel Barbosa, disse que o encontro serviu para reforçar as ações de fiscalização já desenvolvidas no Estado e é resultado da integração de esforços das agências estaduais, no sentido de harmonizarem o máximo possível, dentro de suas particularidades, essas ações e, de evitar ou minimizar os efeitos do mau uso de agrotóxicos em Rondônia no Brasil.
No decorrer do encontro, Tosato explicou que no Brasil, apenas o Paraná e Rondônia possuem um sistema informatizado de controle de emissão de receita agronômica. ?No Paraná utilizamos o sistema Siagro que nos fornece, em tempo real, informações sobre todas as receitas emitidas para uso de agrotóxicos, bem como acesso a todo conteúdo. Do mesmo modo, Rondônia desenvolveu seu programa Siafro, que possibilita também relatório de toda venda feita para o agricultor, tanto por fabricantes quanto pelas revendas, local de aplicação e profissional que emitiu o receituário, entre outros dados que possibilitam o cruzamento das informações para facilitar a fiscalização?, esclarece Toledo.


Fonte:






Noticia vista 1477 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.